O queijo preferido do meu Avô João era o queijo da Ilha de São Jorge.
E na Família Martins fazemos questão de o ter sempre à mesa na Noite de Natal. Assim, mantemos a tradição do Avô João e passamos o testemunho às gerações dos netos e bisnetos!
Há 2 ou 3 anos atrás apresentei-o com uma receita do Chef Vítor Sobral, mini- sandwiches de alperces secos com uma cunha de queijo da Ilha de São Jorge com uma cura forte, 9 meses e uma folha de coentros! A casar com uma colheita tardia dos Pirinéus - Jurançon - Clos thou...maaaraaavilhoso!
Neste Natal, pedi ajuda ao Chef Bandeira de Lima, elemento recente ( 3 anos!!!) na Família e adorado por todos - o nosso Nuno, marido da neta Rita e Pai do bisneto Benjamim. Com uma pequenina alteração, em vez de mil folhas limitámo-nos a uma folha por pessoa. Somos tantos e com tanto para provar...decidimos ser comedidos!!!
Sem a máquina de corte do Tio João Paulo, teria sido impossível fazer fatias finíssimas de pão alentejano e de queijo da Ilha. Maçãs Bravo Esmolfe salteadas em manteiga clarificada, açucar e canela. A acompanhar pequenos "tufos" de alface carneirinha. Foi um sucesso!
Ingredientes
Queijo da Ilha de São Jorge
Pão Alentejano
Alface carneirinha
Maçãs Bravo Esmolfe ou amarelas
Manteiga clarificada
Canela e açucar
Equipamento
Máquina de corte
Forno
Congelador
Fogão
Receita
Congela-se o pão previamente para ser cortado em fatias muitos finas sem se desmancharem.
O queijo deve sair directamente do frigorífico para a máquina de corte. Monta-se o queijo no pão e leva-se ao forno até o queijo ter derretido e o pão ficar estaladiço.
Salteia-se a maçã cortada em pequenos cubos, em manteiga clarificada, açucar e canela.
Faz-se a montagem do milfolhas por camadas e acompanha-se com a alface carneirinha.